Meu filho(a) não vai bem na escola, o que fazer?
Muitos são os fatores que contribuem para a não aprendizagem da criança e/ou adolescente, porém, até chegar à conclusão do que de fato desencadeia o fracasso da aprendizagem no âmbito escolar, os pais e educadores tentam entender o que pode estar acontecendo. A verdade é que quando a defasagem escolar se torna preocupante, nada se tem a fazer além de procurar ajuda dos profissionais adequados a fim de entender as causas.
Qual profissional devo procurar quando identificado um atraso no processo de aprendizagem?
É importante inicialmente compreender quais são as habilidades da criança e/ou adolescente que estão comprometidas, sendo que o mais indicado nesta oportunidade o encaminhamento para um profissional habilitado na área de avaliação das habilidades e aspectos pedagógicos. Nesse caso o Psicopedagogo(a), irá investigar quais são de fato as defasagens da criança que correspondem a sua faixa etária e série escolar para que se necessário seja feito o encaminhamento para outros profissionais.
Qual a diferença entre dificuldade de aprendizagem transtorno de aprendizagem?
Antes de compreender a diferença entre Transtorno e Dificuldade de Aprendizagem, é preciso levar em consideração que o processo de aprendizagem envolve aspectos como: questões sociais, biológicas, cognitivas, entre outras. Quando se fala de dificuldade de aprendizagem, está mais relacionado aos aspectos sociais, ambientais e proposta pedagógica inadequada.
E o Transtorno de Aprendizagem?
Os transtornos de aprendizagem estão relacionados a “um grupo de dificuldades pontuais e específicas” e são conhecida no Manual do DSM V (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, versão V) como transtorno do neurodesenvolvimento. Nos casos dos transtornos especificos de aprendizagem, estamoslidando com uma questão de neurônios, de conexão, o cérebro se conecta de forma diferente das demais crianças neurotípicas, pois, mesmo sem apresentar desfavorecimento físico, social ou emocional, os portadores do distúrbio de aprendizagem demonstram dificuldade em adquirir o conhecimento necessário a sua idade escolar, porém isso não significa que ela seja incapaz, uma vez que este quadro é reversível, necessitando para isso métodos diferenciados e intervenção necessária e adequada a forma de como a criança aprende, e cada uma com suas particularidades.
Quando ignorado o diagnóstico quais são os prejuízos que podem acarretar na vida do meu filho (a) ?
- Depressão, desânimos e bullying;
- Prejuízo no processo de leitura, escrita e matemática;
- Reprovação;
- Atraso na linguagem e funções executivas;
- Agressividade e impulsividade;
- Resistência a não ir à escola ou fazer atividades escolares.
Cada vez mais a escola, os pais e profissionais da área da saúde contam com a ajuda do Psicopedagogo(a), que é o profissional capacitado para trabalhar a área específica relacionada aos aspectos pedagógicos e que tem o papel fundamental de investigar as defasagens escolares e causas da não aprendizagem, por isso, é muito importante procurar por esse profissional o quanto antes para uma avaliação Psicopedagagógica, e se necessário, o encaminhamento à uma equipe multidisciplinar para que possa concluir o diagnóstico e com as intervenções adequadas reverter o quadro de atraso no processo de aprendizagem.