O Processo de aquisição da leitura e da escrita, é um período marcante na vida de uma criança, por esse motivo entendera relevância da alfabetização e da forma como ela acontece é fundamental para auxiliar a criança, bem como nas dificuldades que ela poderá encontrar no caminho.
Se apropriar da leitura e da escrita é um processo que necessita de habilidades condicionantes que são pré-requisitos básicos para a aprendizagem e que geralmente são apresentados estes estímulos nos anos iniciais para o desenvolvimento destas habilidades com o objetivo de prepará-las para a Alfabetização.
Quando inicia o processo de alfabetização?
Na educação infantil já são apresentadas às crianças incentivos para que elas se interessem pelas letras iniciando essa familiaridade com os grafe mas, mas ao completar 6 anos elas apresentam as condições cognitivas adequada e o mínimo de maturidade para o processo de alfabetização, sendo essa, a fase mais rica e de enorme potencial no desenvolvimento para a criança aprender a língua escrita e a relação dela com a fala.
Quais os pré-requisitos necessários para ser alfabetizado?
A aquisição das habilidades que são condições essenciais na aprendizagem não se dá de forma espontânea, é necessário que a criança seja estimulada, de acordo com a fase do desenvolvimento em que se encontra. Dentre elas, irei pontuar aqui às relevantes:
- Linguagem oral;
- Noção espacial e de lateralidade;
- Noção corporal;
- Ritmo;
- Habilidades visuais e auditivas específicas;
- Analise síntese visual e auditiva;
- Coordenação visuo motora;
- Atenção e concentração;
- Várias habilidades de memorização;
- Entendimento da função social da leitura e escrita.
O que fazer quando a criança apresenta dificuldades na alfabetização?
Espera-se que até o fim do 1º ou do 2º ano as crianças estejam lendo e escrevendo convencionalmente e compreendendo a função comunicativa da língua e por se tratar de um processo bem individual muitas das vezes algumas não conseguem alcançar o objetivo, e consequentemente surgem dificuldades, desinteresse e baixo rendimento escolar.
São diversos os fatores que implicam no atraso da aquisição da leitura e escrita, e quando são apresentados, é necessário o encaminhamento para um profissional habilitado que nesse caso é o Psicopedagogo(a) a fim de investigar as possíveis causas através de instrumentos avaliativos para direcionar o melhor plano interventivo.
Qual é o tratamento indicado mais indicado?
Depois de realizada a avaliação investigativa, o Psicopedagogo(a) irá traçar estratégias com o objetivo de propiciar a criança meios que facilitem o processo de aprendizagem através de intervenções individualizada e com recursos apropriados que potencializam o aprendizado. Esse trabalho é realizado em parceria com a escola uma vez que a alfabetização é um processo contínuo, que exige alinhamento entre as equipes e envolvimento da família para que todo o acompanhamento tenha o êxito esperado.